Estado completou 464 anos nesta quinta-feira (25). Conheça mais sobre o estado que é um dos maiores símbolos de riqueza e diversidade da América do Sul

São Paulo é o estado mais cosmopolita da América do Sul: abriga cerca de 3 milhões de imigrantes de 70 diferentes nacionalidades. No total, são 43 milhões de habitantes, espalhados pelos 645 municípios paulistas. O estado responde, sozinho, por 32,2% pelo PIB brasileiro, mas São Paulo também é potência, diversidade e riqueza em outras áreas, como:

Turismo

Na capital, algumas alternativas para se conhecer são a Avenida Paulista, fechada para carros aos domingos; a Vila Madalena; e o Largo de São Bento. Mas não é só no centro que o turista pode se divertir. O Programa Roda SP, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do estado, lista algumas opções de roteiros, do interior às belas praias do litoral, que tem mais de 700 quilômetros de extensão.

Riquezas naturais

São mais de 700 mil hectares de unidades de conservação de proteção integral da natureza, com suas áreas destinadas para preservação, pesquisa e turismo. Além disso, o território tem 30% de sua área coberta por Mata Atlântica.

Artesanato

Mesmo com alto nível de industrialização, São Paulo também tem como característica marcante a produção artesanal. Essa marca é resultado, sobretudo, das riquezas naturais e da  grande diversidade cultural e de povos que abriga, mas também, ironicamente, da própria industrialização. O artesanato urbano transforma resíduos industriais em novos objetos, utilitários e artísticos. São Paulo tem uma lei estadual, a Lei nº 7.126, de 30 de abril de 1991, que institui o dia do artesão.

Gastronomia

Quem mora e visita o estado tem um cardápio vasto de mercados, padarias e restaurantes. Há também as tradicionais feiras livres, que funcionam desde meados do século 17. Artigos hortifrutigranjeiros, pescados e os tradicionais pastéis fazem parte do leque disponível.

Cultura

São Paulo reúne tendências culturais e de entretenimento de todo o País, acessíveis inclusive para quem gosta de andar a pé. Algumas opções são o centro de São Paulo, a Avenida Paulista, a Liberdade, Rua Oscar Freire e arredores, Vila Madalena, baladas da Rua Augusta e arredores.

Info: Governo de São Paulo e da Secretaria de Turismo de São Paulo