O Rio de Janeiro deverá receber 1,1 milhão de visitantes durante o Carnaval de 2017, gerando uma arrecadação de R$ 3 bilhões com hospedagem, transporte e alimentação na cidade.

“Esses dados revelam como o turismo pode ajudar na economia das cidades. Os grandes eventos, como o Carnaval, permitem aos destinos atrair turistas em todas as épocas do ano, o que pode ajudar principalmente em períodos de baixa temporada, por exemplo”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, nesta segunda-feira (23), durante visita aos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Acompanhado do secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Jorge Castanheira, e do presidente da RioTur, Marcelo Alves, o ministro visitou os barracões das escolas Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e Mangueira, além de fazer um passeio para conhecer toda a estrutura da cidade do samba.

“Queremos divulgar a cidade do Rio de Janeiro que ganhou muita visibilidade com a realização dos Jogos Olímpicos em 2016 e nosso objetivo agora é divulgar o carnaval carioca tanto internamente como também para os turistas estrangeiros. Também houve um aumento significativo de leitos na rede hoteleira e é importante que o ministério atue na sua promoção para atrair cada vez mais turistas par a cidade”, concluiu o ministro.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), o Rio de Janeiro foi a cidade com mais pacotes de folia vendidos no País, superando destinos consagrados como Salvador. Ainda de acordo com dados obtidos pelo MTur, a previsão é de que os turistas que visitarão o Rio de Janeiro no período aluguem 45 mil automóveis em locadoras de carros, metade da frota do estado.

Programação

A visita do ministro Marx Beltrão ao Rio faz parte de uma programação de visitas às cidades que tem no Carnaval um grande apelo turístico. Na programação, o ministro visita amanhã (24) a Fábrica do Samba, obra do Ministério do Turismo em São Paulo. Para as próximas semanas estão previstas visitas aos estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.

Eventos

Os principais eventos do País estão reunidos no Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo. Os turistas que desejam conhecer e acompanhar os festejos, podem acessar o calendário no Portal do MTur na internet.

Fonte: Ministério do Turismo (MTur)