Municípios foram atingidos por chuvas intensas, em Santa Catarina, e por extenso período de estiagem em cidades da Bahia e Minas Gerais

Mais quatro municípios nos estados da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina tiveram situação de emergência declarada pela Defesa Civil nesta quinta-feira (20). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Devido ao extenso período de seca e estiagem, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação em Uauá, na Bahia, e São Romão, em Minas Gerais. Já as cidades de Piratuba e Pinhalzinho, em Santa Catarina, foram afetadas pelas chuvas intensas. A medida tem vigência por 180 dias.

Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas prejudicadas pelos desastres naturais.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), a pasta define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Fonte:  Ministério da Integração Nacional