O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 18 municípios afetados pelas enxurradas e inundações no Rio Grande do Sul.

A medida vai viabilizar o acesso das prefeituras às ações de apoio do governo federal para o restabelecimento de serviços essenciais e recuperação dos danos causados pelas fortes chuvas no estado.

Integram a lista de municípios: Cristal, Itaqui, Miraguaí, São José das Missões, Sinimbu, Tiradentes do Sul, Vila Lângaro, Casca, Chapetta, Itapuca, Não-Me-Toque, Pirapó, Redentora, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Terra de Areia, Tunas e Uruguaiana.

Auxílio

“Estamos atento aos transtornos vividos pelo Rio Grande do Sul. Por isso, trabalhamos com o objetivo de oferecer, o mais rápido possível, meios e recursos que permitam levar tranquilidade à população local”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

Para acelerar as solicitações, a equipe técnica do ministério permaneceu na região com a finalidade de orientar os municípios e estados sobre os procedimentos, já que é preciso seguir legislação específica. O apoio é complementar as ações de estados e municípios.

Fonte: Ministério da Integração Nacional