Embaixadora do Programa Criança Feliz, a primeira-dama, Marcela Temer, participou nessa segunda-feira (23) da primeira oficina de alinhamento intersetorial dos comitês estaduais do Programa Criança Feliz. Ela destacou que o encontro é o momento para os gestores compartilharem ideias e, assim, o programa será estruturado em cada estado.

“É essencial que todos os estados, os municípios e os setores da sociedade estejam envolvidos nessa tarefa. Ajudarei a divulgar a importância do que vocês irão construir para que a sociedade conheça e possa contribuir com esse projeto. Contem com o meu entusiasmo, apoio e participação”, afirmou Marcela Temer ao citar a importância da iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

O evento reuniu, em Brasília, integrantes do Comitê Gestor dos 26 estados e do Distrito Federal e representantes das gestões estaduais.  O encontro segue até esta quarta (25) e serão abordados os aspectos intersetoriais do programa e as estratégias para a implantação em cada estado.

O ministro Osmar Terra destacou que é importante uma convergência de esforços entre áreas de conhecimento, como saúde, educação, direitos, cultura e desenvolvimento social, para o sucesso do programa. “Vamos convergir o nosso trabalho e afinar o nosso discurso para beneficiar a coisa mais preciosa que temos que são as nossas crianças, principalmente no início da vida”.

Criança Feliz

Lançado em outubro de 2016, o Criança Feliz tem foco nos primeiros mil dias de vida. A iniciativa irá acompanhar crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus.

As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados. Eles farão visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil. Além disso, o Criança Feliz integrará ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

Fonte:  Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário