A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou, na última sexta-feira (20), uma nova estrutura de irrigação no município de Igreja Nova (AL).  O projeto público de irrigação Boacica vai beneficiar 609 agricultores familiares e assegurar a água aos plantios de bombeamento. A ação recebeu investimento de R$ 10 milhões.

A nova estrutura possui seis conjuntos de motobombas, cada uma com o dobro da vazão das antigas, porém com potência instalada reduzida à metade. Além disso, o projeto é formado por dois módulos flutuantes, cada um equipado com três conjuntos de motobombas de vazão total de 9 m³ por segundo.

“O funcionamento do sistema significa a segurança de que eles vão poder plantar e colher seu arroz. Os flutuantes são um pleito antigo dos irrigantes do Boacica. Agora nós entregamos o primeiro módulo – e, dentro de 60 dias, no máximo, concluímos toda a obra”, destacou o diretor de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado.

Inicialmente, a Codevasf coloca em operação o primeiro módulo flutuante. A segunda estrutura, composta por mais três conjuntos motobombas, deve entrar em funcionamento até o final do primeiro semestre deste ano. Também está em fase de implantação um novo centro de controle de motores que possui seis novos painéis, um para cada conjunto motobomba.

Fonte:  Codevasf.